sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones na faixa de 500 reais. Qual escolher?

     Santa dúvida! São tantos modelos diferentes com preços bem parecidos. Muitas vezes a mesma marca tem vários modelos da mesma faixa. Querendo gastar na faixa de 500 reais?
     Vamos lá então. A maneira mais rápida é usar um buscador. O meu preferido é o Buscapé. Na data desta postagem, fazendo uma busca aqui, encontro os modelos:

Samsung:
  •  Galaxy Ace Duos I589,
  •  Galaxy S Duos,
  •  Galaxy S,
  •  Galaxy Y. 
LG:
  • Optimus L5 II,
  •  Optimus L7,
  •  Optimus Black.
Motorola:
  • XT390,
  • Razr D1. 
Sony:
  • Xperia active,
  •  Xperia E.

      Obs: filtrei a confiabilidade das lojas, pois há muitas lojas com preços super baratos, mas com aparelhos falsificados. Apenas os preços das ebits ouro e diamante.

      Pois é... 11 aparelhos diferentes. E isso porque omiti outras marcas, que considerei que não valeriam a pena.

      Dados estes vários aparelhos, vamos comparar primeiro o que a maioria considera o mais importante em um smartphone: o desempenho. Quem tem ou já teve um celular "low-end" (dos baratinhos) sabe o quanto irritante é ter um aparelho lento, que demora até para abrir a agenda, ou mesmo atender uma ligação.
       Pois bem, vamos analisar os principas quisitos de desempenho: Processador e memória RAM: (Para quem não sabe, em termos bem simples, o processador é o cérebro do aparelho. Quanto mais rápido, melhor. Memória RAM é o espaço que o processador tem para trabalhar. Até o melhor processador pode se engasgar se ele não tiver esse espaço para poder usar a sua capacidade.)

  Samsung
  Galaxy Ace Duos: 800 Mhz, RAM não informada (péssimo sinal)
  Galaxy S Duos:     1 Ghz, 768 RAM
  Galaxy S:              1 Ghz, 512 RAM
  Galaxy Y Duos: 832 Mhz, 290 RAM

  LG
 Optimus L5 II: 1 Ghz, 512 RAM
 Optimus L7:     1 Ghz, 512 RAM
 Optimus Black: 1 Ghz, 512 RAM

  Motorola
   Razr D1: 1Ghz, 1Gb RAM
   XT390:   800 Mhz, 512 RAM

  Sony
  Xperia active: 1 Ghz, 512 RAM
  Xperia E:        1 Ghz, 512 RAM

      Ok, podemos ver que, apesar de a maioria ser similar nestes quisitos, vemos alguns q fogem bastante. O Galaxy Y duos, com seu processador mais lento que a maioria, e uma quantidade muito pequena de RAM, está definitivamente fora. A mesma coisa com o Galaxy Ace Duos e o Motorola XT390, quem tem o processador pior do que a maioria. Para o Android 4 rodar razoavelmente bem, o mínimo é ter um processador de 1 Ghz e 512 de RAM, que é o que a maioria tem, com exceção de 2 que se destacam por ter a mais que isso: O Galaxy S Duos e o Motorola D1. Vamos dar uma atenção maior a esses 2 então. Vale observar que o Galaxy S e o Optimus Black tem a arquitetura A-8, o que torna esse 1 Ghz um pouco superior aos demais, mas ainda com uma pequena desvantagem em relação aos 2 que tem mais memória RAM. Vamos deixar estes 4 no páreo então.

      Pelas nossas análises, já filtramos de 11 pra 4 aparelhos: Samsung Galaxy S Duos e Motorola Razr D1;     Samsung Galaxy S e LG Optimus Black, com uma pequena desvantagem. Destes 4, somente o Razr D1 tem o upgrade pro Android 4.1 Jelly Bean garantido. Portanto, se você tem isso como o principal critério, nossa seleção para seu smartphone já tem um vencedor. Se não faz questão, vamos continuar nossas análises.
      Vamos observar agora uma outra característica importante: Capacidade de armazenamento para instalar programas. É bom observar de que o espaço total informado pelo fabricante NÃO é o espaço para instalar aplicativos. Vamos comparar nossos 4 então:

 1º Galaxy S:          1,8 Gbyte, 6 Gbytes para armazenamento
 2º Galaxy S Duos: 1,8 Gbyte, 2 Gbytes para armazenamento
 3º Optimus Black: 1,5 Gbyte para aplicativos, 1 Gbyte para armazenamento
 4º Razr D1:           1 Gbyte para aplicativos, 3 Gbytes para armazenamento

      Vemos que a capacidade de instalar aplicativos dos 2 Galaxy são superiores e, apesar do Motorola D1 ter a maior quantidade de RAM, é o que menos tem espaço para isso. Agora fica a critério de cada um. Ter mais espaço, ou mais RAM? Minha opinião? eu descartaria o Razr D1. O Optimus Black, por pouco espaço para fotos, videos, etc, também estaria fora. Mas vamos usá-los para a próxima análise, só para termos certeza.

      O próximo critério para nos ajudar a decidir é a qualidade da tela:

 1º Galaxy S:          480 x 800 (Super AMOLED), 4 pol, densidade de pixels 233, 16 milhões de cores
 2º Galaxy S Duos: 480 x 800 LED 4 pol, densidade de pixels 233, 16 milhões de cores
 3º Optimus Black: 480 x 800 LCD, 4 pol, densidade de pixels 233, 16 milhões de cores
 4º Razr D1:           320 x 480 LCD 3,5 pol, densidade de pixels 165, 256 mil cores

      Os 3 primeiros, apesar de, na prática, serem diferenças pequenas, já possuem ótima qualidade de imagem. Já o Razr D1 me parece que está definitivamente fora. Dos 3 que sobraram, Temos que o S Duos é o que mais possui RAM. Isso o deixaria um pouco a frente dos outros 2.
     Vamos a um final critério de seleção: a GPU
      GPU é o processador gráfico do smartphone. Ele é usado basicamente para os jogos. vamos ver qual o melhor:

 1º Galaxy S:          PowerVR SGX540
 2º Optimus Black: PowerVR SGX530
 3º Galaxy S Duos: Adreno 200

      Vale destacar que, como o Galaxy S Duos tem mais RAM que os outros 2, ele tende a descompensar essa GPU "pior", possivelmente igualando o Optimus Black. Tendo a "pior" imagem e o pior armazenamento, creio que o Optimus black tenha ficado um pouco para trás em relação aos 2 Galaxy. 

      Depois de toda essa análise, Creio que chegamos a uma conclusão: Galaxy S e Galaxy S Duos são os melhores.
       Mas qual dos 2? depende do perfil do usuário: Se quer um smartphone mais fluido para uso geral, o Galaxy S Duos é o grande vencedor! Se prefere um desempenho um pouco melhor para jogos, o Galaxy S é o seu smartphone!


Galaxy S Duos
O melhor para uso geral

Galaxy S
O melhor para jogos

   









 


   
      Sem esquecer do que mencionei lá atrás: Se vc faz muita questão do Android 4.1 Jelly Bean, o Motorola Razr D1 é o único garantido que tem. O resto é uma possibilidade, mas nada garantido.


      Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida! Colmeia: O melhor dos blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário